quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Hepabom


Hepabom

HepabomSelecção de plantas com afamadas e comprovadas propriedades protectoras do fígado e vesícula, estimuladoras da sua actividade, bem como auxiliadoras em caso de digestão difícil.

INGREDIENTES


Alcachofra - Cynara scolymus

Alcachofra
Os benefícios da alcachofra são conhecidos desde tempos ancestrais.


Extremamente rica em cinarina, o seu principal componente, que possui famosas e importantes propriedades coleréticas (aumenta a secreção de bílis), hepatoprotectoras (anti-tóxica, eficaz no combate e recuperação de inúmeros problemas do fígado, em especial de hepatite), hipolipemiantes (faz descer a concentração de colesterol e de outros lípidos no sangue), hipoglicemiantes (favorece a diminuição dos niveis de açúcar no sangue) e diuréticas, depurativas e eliminadoras de ureia.


Também contém flavonóides importantes como a luteolina, que reduz a acção do fígado na síntese do colestrol, e ainda um polissacarídeo, a inulina, que ajuda a a controlar a absorção de açúcares durante a digestão.


Cardo Mariano - Silybum marianum

Cardo Mariano
O cardo mariano contém algumas das mais potentes substâncias protectoras do fígado conhecidas, uma mistura de três flavonolignanos que juntos são chamados de silimarina. 
O efeito da silimarina na prevenção da destruição do fígado e ampliação da sua função relaciona-se grandemente com a sua capacidade de inibir os factores responsáveis pelos estragos hepáticos, isto é, radicais livres e leucotrienos, acoplados com uma habilidade de estimular a síntese proteica hepática. A silimarina impede assim a actuação dos radicais livres actuando como um antioxidante. 


Este efeito protector da silimarina contra os ataques hepáticos foi demonstrado em vários estudos experimentais e clínicos. Além disso, a silimarina também tem uma acção na síntese proteica, ou seja, na produção de novas células hepáticas para substituir as danificadas – Efeito protector e reparador. 


Nos estudos com seres humanos, a silimarina mostrou ter efeitos positivos no tratamento de hepatopatias de vários tipos, inclusive cirrose, hepatite crónica, infiltração gordurosa do fígado (fígado gorduroso induzido por produtos químicos e álcool) e infiltração no ducto biliar. O efeito terapêutico da silimarina em todos esses distúrbios foi confirmado pelos dados histológicos (ÔAida), clínicos e laboratoriais. A silimarina é especialmente efectiva no tratamento e prevenção de danos hepáticos induzidos pelo álcool e produtos químicos.


Dente-de-leão (taraxaco) - Taraxacum officinale

Dente-de-leão (taraxaco)

É uma planta altamente diurética, ajudando portanto a eliminar os fluidos indesejáveis. Também é um colagogo precioso (estimulante da actividade da vesícula biliar), muito eficiente no tratamento de insuficiências hepáticas que muitas vezes estão por trás de problemas de obesidade. O efeito benéfico desta planta em variadas situações está relacionado com uma extraordinária capacidade de melhorar a funcionalidade do fígado. Aumenta o fluxo biliar melhorando condições como congestões hepáticas, inflamações de ducto biliar, hepatites, cálculos biliares e icterícia. Todas estas acções são elementos fundamentais para a purificação do sangue e a manutenção do bom funcionamento de quase todos os órgãos internos do nosso organismo.

Intercções com medicamentos:
Antidiabéticos orais (Glipizida) - pode intensificar o seu efeito de redução do açucar no sangue.
Diuréticos ansa (Bumetanida, Ácido etacrínico, Furosemida, Torasemida) e diuréticos tiazídicos (Clorotiazida, Hidroclorotiazida, Indapamida) - em doses elevadas pode aumentar o efeito diurético destes fármacos.
Antibióticos do grupo quinolonas (ex. cirpofloxacina) - pode reduzir a absorção destes fármacos pelo sistema digestivo. Deve portanto evitar a ingestão de dente-de-leão pelo menos 3 horas antes ou depois da toma desses fármacos.
Lítio - pode haver aumento os efeitos secindários da medicação de lítio (ex. para tratar doença bipolar). Fale com o médico se estiver a tomar esse fármaco.

ATENÇÃO:
Pessoas que tomem medicação sob prescrição  para problemas do fígado, vesícula biliar ou rins devem consultar o seu médico antes de tomar suplementação de taraxaco.
Considere complementar com suplementação de minerais. A acção diurética do taraxaco, em especial se combinado com fármacos de efito diurético, pode reduzir bastante os níveis de potássio e outros minerais no organismo.



Boldo - Peumus boldus


Boldo
O Boldo aumenta consideravelmente a secreção biliar e actua igualmente ao nível da contactibilidade das vias biliares. Contém diversos princípios activos entre os quais eucaliptol, vários alcalóides, entre os quais a boldina e flavonóides que actuando em sinergia funcionam como colerético, isto é, surgem como um estímulo para a secreção da bílis pelas células hepáticas e facilitam o funcionamento da própria vesícula biliar. O seu óleo essencial, rico em compostos monoterpénicos é bastante activo contra os parasitas intestinais. Estudos recentes confirmaram o poder da boldina de proteger as estruturas celulares da actividade dos radicais livres, numa acção antioxidante. Este efeito fez-se sentir com maior incidência em culturas de células hepáticas, logo protegendo o fígado contra diversos agentes tóxicos.

Fumaria - Fumaria officinalis



FumariaA planta contém numerosos alcalóides (num total de 0,3%). Um deles, quantitativamente o mais importante, a protopina (0,13%) possui propriedades notáveis, anti-espasmódico, anti-histamínico, anti arrítmico, anti-bacteriano e anti-inflamatório, e intervêm activamente em certos mecanismos de transmissão do influxo nervoso ao nível central. Além de numerosos outros alcalóides, encontra-se nas partes aéreas da fumaria, flavonóides, taninos, ácidos-alcoois e sais minerais. A fumaria possui propriedades reguladoras do fluxo e da excreção da bílis. 


Facilita a abertura do esfíncter de Oddi, que controla a libertação da bílis no intestino, a protopina é um estimulante cardíaco e respiratório, um espasmolítico e um anticolinérgico, propriedades que ela confere à planta. Tradicionalmente reconhecida e procurada pelas suas virtudes de regulação hepatobiliar e pelos seus efeitos diuréticos e laxantes, a fumaria está indicada para regular e estimular a colerese nas digestões difíceis, para favorecer a diurese, e nas afecções vesiculares. A sua acção depurativa é igualmente assinalável contribuindo para ajudar o organismo a libertar-se de substâncias menos benéficas.




Indicada para: eczemas e erupções da pele devido à auto-intoxicação por putrefacção intestinal, insuficiência renal, afecções hepáticas (hepatite crónica) ou alergias. Afecções Hepáticas: congestão e mau funcionamento do fígado ou hepatite crónica pelo efeito colerético (estimulante da secreção da produção de bílis). Hipertensão arterial: pelos seus efeitos: diuréticos, antiespasmódico, depurativo e fluidificante do sangue.





Celidónia - Chelidonium majus

Celidónia

Está provado o seu efeito sedativo nas inflamações do ducto biliar, dores de estômago e asma. Possui propriedades diuréticas laxativas benéficas para problemas relacionados com o fígado e vesícula biliar. Todas estas propriedades estão relacionadas com os seus princípios activos ricos em alcalóides, nomeadamente a celidonina.






Burututu
Burututu - Cochlospermum angolense


A sua acção específica de purificador deve-se à presença de bioflavonóides, que permitem uma melhor circulação do sangue ao mesmo tempo que potencializa a acção do fígado permitindo uma redução da taxa de colesterol ao mesmo tempo que ocorre uma normalização da tensão arterial.


Rábano Negro - Raphanus sativus

Rábano Negro

Com propriedades colagogas - excitam as vias biliares, facilitando o esvaziamento da bílis contida na vesícula biliar para o duodeno; coleréticas - estimula de forma notável as células do fígado na produção de bílis; antibióticas e peitorais. Por conter sais minerais e vitaminas B e C, melhora o funcionamento da vesícula biliar favorecendo a corrente evacuação da bílis para o duodeno. Contribui assim para o aumento da produção de bílis pelo fígado, o que vai descongestionar e desintoxicar o nosso organismo. Indicado nos casos de hepatite aguda e crónica, doença gorda do fígado, cirrose, intoxicação hepática por fármacos, produtos químicos, assim como nas dispepsias biliares (vesícula preguiçosa), regenera o fígado em caso de degenerescência gorda produzida pelo álcool ou outros tóxicos. É utilizado para litíase biliar, as colecistites (inflamação da vesícula biliar), preguiça hepática, previne e trata as inflamações.

SITE DA BIOVIP

Sem comentários:

Enviar um comentário