terça-feira, 10 de março de 2015

Arando (mirtilo) - Vaccinium myrtillus

Arando (mirtilo) - Vaccinium myrtillus

Arando (mirtilo)O Arando contém tanino, glicósidos, flavonoides e glicoquinina (substância que faz baixar o conteúdo de glicose ou açúcar). O facto de ser rico em princípios activos como os ácidos fenóis, flavonóides, antocianósidos e outros, confere a esta planta propriedades vitamínicas P, que revelam uma actividade vaso protectora e antidematosa pois inibem a agregação plaquetária.

É um excelente anti-diabético, que faz baixar o açúcar (glicose) na urina ou no sangue. Pois os seus princípios activos são de efeito estimulante sobre a secreção mirtilina pancreática, que segundo alguns autores é classificada de insulina vegetal, pois actua de forma semelhante à insulina. É a planta com maior concentração de antocianinas, e a que mais efeito exerce sobre a visão. As antocianinas são substâncias de natureza glicosídica que comunicam a sua típica cor azul a algumas flores e frutos. São anti-sépticas, anti-inflamatórias e, antes de tudo, exercem uma acção protectora sobre os vasos capilares em geral,e sobre os da retina em particular. Melhoram a irrigação sanguínea.

É ainda de destacar a acção exercida pelo Arando na degeneração da retina e perda de visão, pois actua sobre os capilares da retina, melhorando a irrigação das células sensíveis à luz. Melhora também a adaptação à obscuridade. Além disso, as antocianinas favorecem a produção de pigmentos sensíveis à luz nas células da retina. Podemos ainda atribuir ao Arando a diminuição do desenvolvimento excessivo dos colibacilos, causadores da disbacteriose intestinal (parasitose intestinal, especialmente a que é causada por oxiúros); a diminuição de muitas infecções urinárias e certas alterações circulatórias (nomeadamente varizes, flebites, úlceras, varicosas e hemorróidas). Ao nível do coração, aumenta a resistência do músculo cardíaco (Miocárdio).

Sem comentários:

Enviar um comentário